Selfie na urna de votação é crime!

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Em 2014, um dos temas que mais repercutiu nos noticiários foi sobre o crime de tirar selfie na hora de votar. Mesmo assim, tanto no primeiro quanto no segundo turno houve uma infinidade de pessoas tirando selfie na urna. Inclusive de uma mesária que bateu foto próximo à cabine, da urna e do caderno de mesa.

Muitos alegaram que não conheciam a Lei e quando as fotos eram publicadas nas redes sociais, logo vinham comentários de pessoas informando que esse tipo de selfie é crime, sendo que a maioria logo retirava do ar.

A selfie na urna também aconteceu com pessoas famosas que depois se desculparam publicamente por ter cometido essa infração. Foi o caso do humorista Helio de La Peña e Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano Veloso, atriz e produtora musical.

O caso obrigou o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, a fazer uma coletiva de imprensa dizendo que é impossível controlar todas as selfies na votação das seções eleitorais. Porém ele orientou os eleitores a não fazerem.

Selfie na urna é crime!

Selfie na urna é crime!

Minha opinião sobre selfie na urna

Particularmente, não vejo grandes problemas de tirar selfie na hora de votar. O voto é obrigatório, ou seja, todo mundo vota. Se a pessoa está mostrando em quem está votando, é um problema dela, mesmo o voto sendo sigiloso. O sigilo é mais uma proteção para a pessoa que está votando.

O que não pode, e nesse caso concordo que é difícil controlar, é a divulgação da selfie na urna nas redes sociais incentivando outras pessoas a votarem no mesmo candidato que a pessoa votou. Esse é o famoso “boca de urna”. Porém se a pessoa pode ir com a camiseta, bandeira ou adesivo do candidato que é partidário, então tirar uma selfie na hora de votar também não deveria ser tão prejudicial.

Crime do selfie na urna

O fato é que tirar selfie na urna é crime previsto no Código Eleitoral e enquanto for crime é importante saber como podemos ser prejudicados caso haja denúncia ou uma pessoa seja pega em flagrante.  A multa pode chegar a até R$ 15 mil e até dois anos de prisão.

Fotos de selfie na urna

Para ver algumas selfies nas eleições batidas no dia do voto é possível acessar o Tumblr chamado Selfie na Urna, veja o link. Um verdadeiro compilado de selfies criminosas, mas que ao mesmo tempo não prejudicam ninguém e chegam a ser engraçadas.

E para você, qual a sua opinião sobre selfie na urna? Deixe seu comentário!

Abraço!

VEJA TAMBÉM!

Você já conhece nosso outro blog, o Vida de Turista? Dicas de viagem e promoções de verdade para você fazer sua próxima viagem!
Thiago
Autor e criador dos blogs Selfie Blog e Vida de Turista. Adora tecnologia, viagens e quando possível unir os dois em uma grande selfie.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais