O narcisismo e o mundo das selfies!

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Você já viu aquela pessoa que tira selfie de si própria o tempo inteiro, em todos os lugares, mesmo em momentos que não merecem uma selfie? Aquela foto em que mesmo estando acompanhado de amigos faz somente ela mesma aparecer? Em que a pessoa não dá o mínimo de atenção para os amigos? Só quer o bem para ela? Só ela é a melhor? Só ela é isso ou aquilo? Pois é, essa pessoa pode estar sofrendo de narcisismo.

O que é narcisismo?

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso. O mito de Narciso conta que ele era um jovem bonito e indiferente ao amor que se apaixonou pela própria imagem ao ver ela refletida na água, conforme descrito na Wikipedia.

Mito de Narciso

Mito de Narciso

É normal todos nós termos um pouco de narcisismo, o que não pode ter é o apego exagerado. Um excesso de amor próprio que acaba condenando a si próprio nas suas relações do dia-a-dia. Afinal, quem aqui gosta de pessoas egoístas? Pessoas que ficam “se achando”? Pessoas que ficam o tempo todo se admirando a si próprias?

Pois é, muitas vezes o mundo das selfies acaba proporcionando esse momento e é então quando falamos que a pessoa é narcisista. Selfie daqui, selfie dali, divulgando nas redes sociais e esperando os likes e compartilhamentos dos amigos no Facebook.

Narcisismo nas redes sociais

Quando não há likes e compartilhamentos suficientes, parte para bater novas selfies. Quando não gosta da sua imagem na selfie, parte para fazer academia, parte para comprar uma roupa nova, parte para usar um acessório que chame a atenção, parte para fazer uma cirurgia plástica e por aí vai buscando uma perfeição que não tem fim.

Chegando a um nível exagerado, a pessoa está doente, sofrendo do mal do narcisismo e precisando de ajuda para recuperação. Os psicólogos e psicanalistas são os indicados para recuperar as pessoas nesse nível.

Narcisismo e o mundo das selfies!

Narcisismo e o mundo das selfies!

Narcisismo segundo Freud

Sigmund Freud mencionou pela primeira vez o narcisismo em seus escritos em 1909 e a apresentou como uma fase do desenvolvimento humano, quando a pessoa realiza a passagem do amor próprio para a busca do amor em seres ou objetos diferentes de si. Quando a pessoa não faz a passagem, fica presa a si própria.

Freud diz que um dos grandes obstáculos do homem em sua busca pela felicidade, e que lhe traz maiores dificuldades, é o sofrimento resultante das relações humanas, pois elas nos colocam em confronto com aquilo que, não sendo espelho, nos solicita novos posicionamentos.

Sigmund Freud

Sigmund Freud

Antes aquele amor próprio visto em pessoas que ficavam horas na frente de espelhos ou pela imagem refletida na água como Narciso, agora também é refletido nas selfies e cabe à própria pessoa avaliar uma forma de mudar ou às pessoas ao seu redor orientar a busca por ajuda quando estiver havendo exagero.

E você, conhece pessoas narcisistas? Já teve sintomas de narcisismo? Deixe seu comentário aqui no blog!

Abraço!

VEJA TAMBÉM!

Você já conhece nosso outro blog, o Vida de Turista? Dicas de viagem e promoções de verdade para você fazer sua próxima viagem!
Thiago
Autor e criador dos blogs Selfie Blog e Vida de Turista. Adora tecnologia, viagens e quando possível unir os dois em uma grande selfie.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais